DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A CADEIRA

Pedra, pau, madeira talhada, plástico, e na onda da sustentabilidade, pneu reciclado. Isso mesmo, cadeira feita de pneu. Foi assim que encontrei lindos exemplares feitos de pneu Michelin, Pirelli, Fate, Yokohama, Goodyear, Continental, Bridgestone, Dunlop, Toyo Tires, Maxxis, Firestone, Hankook, BF Goodrich, Kumho Tires...

E nessa onda, a gente acaba fazendo propaganda gratuita e as grandes indústrias aproveitando o marketing de emboscada, mas não importa, o que nos interessa aqui é saber como a criatividade humana vai longe, basta querer.

A cadeira é um objeto de mobília, apoiada em quatro pés, encosto e dependendo do design, com braços.

Gesse André
Ninguém sabe ao certo quanto surgiu à cadeira, muitos historiadores afirmam que a mesma surgiu nos tempos primordiais, onde o hominídeo utilizava-se de cadeiras simples feitas em pedra. No período da Idade Média, a cadeira conferia status e dignidade a quem a usava.

No Brasil, ela veio junto com a família real portuguesa, isso no século XVI. Até então, por aqui, o mobiliário indispensável eram a rede e a esteira indígenas, ambas de fibras vegetais.

Em pleno século 21, muitos lugares no Brasil a cadeira ainda confere poder, basta verificar nas casas mais humildes, os proprietários muitas vezes, sentam em bancos de madeira, muretas de varanda, e a cadeira fica em uma sala especial para receber as visitas.

Mas, o que mais chamou minha atenção foi a de pneu reciclado. Pensei que já havia visto de tudo, mas os exemplares encontrados em Não – Me – Toque, interior do Rio Grande do Sul, têm um jeito todo especial, são confortáveis, elegantes, e ajuda na preservação do meio ambiente.

Gesse André

Na verdade, encontrei essas cadeiras num parque de diversões, “o Parque das Tuias”. Lá fiquei horas a fio, idolatrando esse belo exemplar confeccionado com  pneu usado e me deu uma vontade louca, para saber um pouco do surgimento desse utensílio de uso doméstico e que serviu para muitos reis e rainhas decretar a liberdade de um povo. Na era modernas muitos chefes de Estado usam-na para assinar tratados de guerra e de paz.

Para saber mais sobre a cadeira, pesquise no Google. Usei como pano de fundo o artigo do blog chairetable.

Sucesso e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!