DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

domingo, 13 de dezembro de 2015

MINHA VISÃO DA SAPECAC

"Terça feira,oito de dezembro, poderia ser uma terça qualquer, mas desta vez eu não tive medo e fui sozinho à abertura da SAPECAC... ainda no carro, de longe vi meu casal de amigos favorito, Clauzer e Isabel, acenamos em uma felicidade esfuziante// ao estacionar logo atrás de mim estava minha professora orientadora do TCC. Com a mesma alegria fui cumprimentá-la, carreguei a bolsa do pequeno Daniel, ali no carro já senti certo nojo de um casal, a dupla passou por mim como se eu fosse um nada. Mas enfim, sou de quem me quer.  Passei pelo credenciamento, lá o casal de atendente foi de uma simpatia só, coisas de humanas, pensei comigo. Encontrei o professor Marcos Chaves e tratei de entregar a bolsa do Danielzinho dizendo que aquilo pertencia a ele. Fiquei ali pelo corredor nada mais que cinco minutos, mas o suficiente para uma breve análise de quem chegava. Muita gente nova, muita gente diferente de mim, muitos me cumprimentavam como velhos amigos. Mas, os velhos colegas de sala passaram por mim como se ali eu não estivesse. Fui para o auditório tentei ser o mais simpático possível, pois muitas vezes o problema está na gente, ou pelo menos, se não dermos o primeiro passo jamais saberemos o que o outro espera da gente, né? Encontrei com a Tarsila Bonelli, bailarina e agora estudante das cênicas. Conversamos por cerca de cinco minutos, tempo suficiente para saber que ela estava se despedindo de uma companhia de dança. Cumprimentei mais algumas pessoas e vi do lado direito do auditório meu casal de amigos, se a felicidade tem uma morada está neste casal e é pra lá que eu vou sempre que procuro beber da sabedoria da vida. Encontrei alguns professores e cumprimentei a distância outros tantos. Tudo estava dentro do previsto. De repente, vejo que o casal de esnobe eram nada mais nada menos que o organizador da semana e a convidada especial do dia. Confesso que me abstive dos preconceitos e ouvi a fala da professora Beth Lopes do princípio ao fim com muito cuidado, mas algo me chamou a atenção e também me tirou a atenção. Ela simplesmente leu um release pronto, feito um mestre dos magos jogou várias palavras difíceis que me fez perder o tesão. Ao abrir pra fala já não tinha mais interesse em ouvi-la, mas aguentei firmei. Pouquíssimas pessoas pediram a fala. Uma especial me chamou a atenção, veio de um garoto de geografia que estava numa semana acadêmica de cênicas. Apesar da timidez ele conseguiu dizer o queria, muitas dúvidas, muitos questionamento, mas ele estava preocupado com o Bem e Mal num espetáculo de rua. A resposta? Deixe rolar, e não se preocupe com o que está acontecendo. Simplesmente viva. A semana foi boa, teve alguns momentos de tensão, outros de puro puxa saquismo, mas nada que comprometesse a ideia central. O que me assustou foram duas mesas de estudos, a primeira da turma de pós graduação. Muito blasé, muito blablá e a segunda da turma de graduação de vários anos e vertentes. Depois que cada um fez a defesa vieram os questionamentos. Uma enxurrada de impropérios, o sujeito que é o coordenador da semana pegou um dos acadêmicos que estava na mesa e esbravejou sobre stanislavski. No meu ponto de vista, pareceu soberba, arrogância e falta de preparo, eram apenas garotos pela primeira numa mesa redonda. Sei que não se pode passar a mão na cabeça, mas é preciso tomar cuidado para não formar monstros, frustrados com a academia. Enfim, gostei muito da primeira semana que na verdade era a segunda semana acadêmica de cênicas, já que anos antes tinham realizado a primeira edição. Mas essa era especial, era a semana feita pela galera das cênicas. Pra fechar a SAPECAC muita música com a banda “carro velho”, mesmo sem o batera me esbaldei muito e me apaixonei... Essa é outra história!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!