DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ESPETÁCULO "NADA A DECLARAR, A NÃO SER QUE CHOVE" SERÁ APRESENTADO EM DOURADOS NO DIA 30 DE OUTUBRO


A Cia. Avatz apresenta espetáculo “Nada a declarar, a não ser que chove”, no dia 30 de outubro às 20h no teatro Municipal de Dourados. 




“Nada a declarar, a não ser que chove”, foi aprovado pelo FIC/MS 2103 – Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul.

O espetáculo é uma fábula sobre o amor na contemporaneidade. A trama tece umidades e superfícies acerca de uma mulher que ancora sua existência na descrença do universo amoroso perante a “imediatez” dos dias atuais, enquanto outros quatro personagens tentam convencê-la do contrário diante de episódios que remetem ao universo cinematográfico, aos clichês recorrentes, aos estereótipos e às referências do entorno. Trata-se de tentativas insistentes de mergulhar no movediço do amor, impedir o desfecho trágico previamente anunciado e fazer cessar uma chuva insistente que aumenta a cada interrogação revisitada.

PERSONAGENS

Figura central 

Mulher comum que divide o seu espaço íntimo com uma melancia. Nunca amou. Por não saber o que é o amor ou, talvez, porque não tenha tido tempo. Durante o percurso se mostra silenciada e saturada dos discursos amorosos e das justificativas contemporâneas. Se mantém alheia à esfera finita do seu redor (proposta pelos episódios envolvendo os 4 personagens) que tenta a todo custo lhe mostrar outras versões do percurso, cessar a chuva que aumenta e driblar a morte anunciada. 

Todos os personagens seguem esta mulher buscando demonstrar o contrário do que o silêncio dela põe em dúvida. Estes personagens transitam entre o real e o imaginado. 

GENE: Traz em si toda uma referência cinematográfica do amor, principalmente do bailarino protagonista de Dançando de Chuva. Persegue a mulher tentando reverter a expectativa melancólica com o sapateado e a trilha sonora dos filmes. 

CARLOS: Está mergulhado em uma série de referências sobre o amor que passeiam por versões e épocas distintas. Passa o percurso espalhando sua coleção de citações e insistindo no amor como objeto de estudo.

BLUE: Recupera em aparições performáticas o universo clichê, fazendo clara referência a Roberto CARLOS e suas divagações cobertas de azul. Recorre ao repertório brega para tentar dimensionar o lado açucarado do amor em lenços secos demais.

SUPER HOMEM: Homem que transita entre os disfarces de Superman e Clark Kent. Uma clara referência ao universo sedutor do amor que esbarra nas próprias superfícies de um homem fragilizado, porém disfarçado de tudo que o tal amor “requer”. 

CHUVA: Cai desde o anúncio da morte da mulher. Aumenta gradualmente quando o universo, ao invés de ser decifrado, interroga-se mais ainda. 

MELANCIA: Presente em todas as cenas acompanha o percurso de forma simbólica até o desfecho.

FICHA TÉCNICA

Produção: Cia. Avatz de Teatro
Direção: Gil Esper
Assistência de direção: Ariane Guerra
Elenco: Danilo Raldi, Vinicius Oliveira, Zezinho Martins, Joisce Dias e Jorge Nilson
Dramaturgia: Marina Viana e Eder Rodrigues
Preparação Vocal e Trilha Sonora: Marcos Chaves
Preparação Corporal: Carla Ávila
Cenografia: Gil Esper
Iluminação: Gil Esper e João Marcos Dadico
Figurino: Paolo Mandatti
Estilo: Murilo Palacio
Arte Gráfica: Danilo Raldi

SERVIÇO

• De 30 de outubro a 03 de novembro
Apresentação do espetáculo “Nada a declarar a não ser que chove” - Teatro Municipal de Dourados, às 20 horas.
• Dias 31 de outubro e 01 de novembro
Realização de debates sobre o processo de criação do espetáculo e o processo de trabalho da Cia. Avatz, sempre após as apresentações.
• Dia 02 de novembro.
Palestra: “A Arte Contemporânea, o Teatro Pós-Dramático e as Novas Tecnologias”. Teatro Municipal de Dourados, às 17 horas.
• De 12 a 15 de novembro
Realização da oficina “O Teatro-performático e as novas tecnologias”.
Informações: (67)81161120 – gm_esper@yahoo.com.br
Fotos: Divulgação 
texto: release da companhia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!