DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Questões de DIDÁTICA

Texto: A INDISCIPLINA E A ESCOLA ATUAL
Autor: Julio Groppa Aquino
Acadêmico: Gesse André

01) Quais são os sintomas para diagnosticar um aluno-problema?
R.: O aluno-problema é tomado, como aquele que padece de certos supostos “distúrbios psico/pedagógico”, distúrbios este que podem ser de natureza cognitiva, ou seja, os tais distúrbios de aprendizagem, ou de natureza comportamental e nessa última categoria enquadra-se um grande conjunto de ações que os profissionais da educação chamam usualmente de indisciplinadas. Tais sintomas são apresentados na falta de interesse na aula, na necessidade de provação e aceitação na turma. Mas de acordo com o autor, o aluno-problema está na forma com educadores vêem a situação.

02) Quais são as hipóteses usuais para explicar a indisciplina escolar?
R.: Para Julio Groppa, existem três hipóteses para melhor explicar a situação.
Primeira: o aluno desrespeitador, ou seja, o aluno de hoje em dia é menos respeitador do que o aluno de antes, e que, na verdade, a escola atual teria se tornado muito permissiva em comparação ao rigor e a qualidade educacional de antigamente.
Na segunda hipótese nos é apresentado o aluno sem limites, aquele que não reconhece a autoridade, não respeita as regras e a responsabilidade por é dos pais, que teriam se tornado muito permissivos.
Há ainda, uma terceira hipótese que os professores levantam frequentemente sobre as razões da indisciplina é que para os alunos, a sala de aula não é tão atrativa quanto os outros meios de comunicação, como a televisão e as redes sociais. A saída, então, seria a escola se modernizar com o uso, por exemplo, de recursos didáticos mais atraentes e assuntos mais atuais.

03) Qual é a diferença entre mídia e escola?
R.: Enquanto o papel da mídia é a difusão da informação, a escola deve ter como objetivo principal a reapropriação do conhecimento acumulado em certos campos do saber. Aquilo que constitui as diversas disciplinas de um currículo.

04) Qual é o papel do professor para manter sempre viva a curiosidade e a imaginação da criança e do adolescente contemporâneos?
R.: O papel do professor pode algo simples e, ao mesmo tempo, sofisticado: contar histórias... Em sala de aula, recontam-se histórias - as histórias das conquistas do pensamento humano nas ciências, nas humanidades, nas artes, nos esportes. E isso não é nada desinteressante, para uma criança ou um jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!