DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

DICAS DE LIVROS ESSENCIAIS PARA O ATOR 01

POR: José Parente

DOURADOS/MS: Para aproveitar as férias em boa companhia segue sugestão de livro ofertada pelo Professor José Parente, que ministra aula de ATUAÇÃO no curso de Artes Cênicas da UFGD.

"IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO"

VIOLA SPOLIN

O livro é uma espécie de bíblia dos educadores em jogos dramáticos e na arte do teatro. Manual útil para atores profissionais e amadores, professores e crianças. Para a escola e os centros comunitários oferece um detalhado programa de oficinas de trabalho. Aos diretores de teatro propicia uma compreensão dos problemas enfrentados pelos atores e das técnicas para solucioná-los. Promove, ainda, uma discussão dessa atividade na educação, na dança, na psiquiatria, na convivência social e na criatividade artística.

SOBRE O LIVRO


Com 384 páginas, a obra trata, especificamente, de jogos teatrais e não dramáticos. Tem os autores Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos como responsáveis pela tradução para a língua portuguesa. Está em sua 5ª edição, sendo sua 3ª reimpressão.
Para muitos especialistas, o Livro não deve ser tomado como um Manual ou uma bíblia, mas como fonte de consulta, por enumerar alguns jogos teatrais que SPOLIN trabalhou ao longo de anos.

SOBRE A AUTORA

Viola Spolin
(Chicago, 1906 / Los Angeles, 1994) já trabalhava com crianças, como aluna de Neva Boyd, aos dezessete anos, tempo em que foi decisivamente influenciada pela prática inovadora de sua mestra. Anos mais tarde, quando assume a supervisão do Works Progress Administration’s Recreational Project (WPA), em 1938, percebe a necessidade de criar um sistema de fácil apreensão para o ensino do teatro, como forma de superar as barreiras étnico-culturais que verificava na instituição, dando início ao processo que culminaria na formulação do método que a notabilizou. Mudando-se para a Califórnia, cria, em 1946, a Young Actors Company, em Hollywood, e dedica-se a preparar crianças que participariam de produções teatrais. Em 1955, de volta a Chicago, realiza oficinas na primeira companhia de teatro improvisacional dos Estados Unidos. Improvisação para o Teatro, obra pioneira de teatro-educação, é publicado em 1963. Torna-se professora na Brandeis University e em 1975 funda o Spolin Theater Games Center, em Los Angeles. Com uma vida dedicada ao teatro-educação, recebeu, entre outras distinções, o título de doutor honoris causa em Artes, em 1978, pela Eastern Michigan University.

ONDE ENCONTRAR


Há vários blogs e sites para download, basta jogar no Google.
Para os estudantes de Artes Cênicas da UFGD há quatro exemplares disponíveis e um fixo na biblioteca.
O valor de compra varia entre 35 a 55 reais.
Para quem gostar de interagir há a comunidade abaixo:


2 comentários:

  1. Esse eu realmente recomendo para quem quer ser professor de teatro e para quem quer ser ator,pois ele norteia nossos caminhos profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Vania. Vamos aguardar mais dicas de outros mestres!

      Excluir

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!