DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ACADÊMICOS DO PIBID/ARTES CÊNICAS MINISTRAM OFICINA DE TEATRO NA ESCOLA

Acadêmicos participantes do projeto de docência do último ano de Artes Cênicas realizaram pela terceira vez uma oficina direcionada a professores e alunos interessados. O projeto foi idealizado dentro da Primeira Mostra SESC de Literatura em Dourados
DOURADOS/MS: Nesta quinta-feira, 25 de outubro, os acadêmicos do último ano de Artes Cênicas da UFG, Monik Gomes, Fernando Freitas e Matheus Fernandes, ministraram a oficina de Teatro na Escola, das 13 as 17 horas e foi oferecida a professores e acadêmicos em geral.
Para Matheus, todos os integrantes do grupo passam por um preparo teórico e prático para levar a formação humana através do teatro nas escolas. “Primeiro somos capacitados pelos nossos orientadores para só depois irmos à sala de aula. Temos um estudo dirigido”, ressalta.
O teatro em sala de aula deve ter um sentido para a criança e é através dos jogos teatrais que se contextualizam a problemática do bullying, da violência, do sexo, e da homossexualidade.
Fernando afirma que os temas surgem naturalmente e é no decorrer da fala com o aluno que se descobre a melhor maneira para discutir alguns temas.
Na primeira parte da oficina, os participantes tiveram conhecimento teórico de concentração, foco e os cuidados para lidar com temas difíceis em sala de aula. Logo após, aulas práticas com apresentações de jogos teatrais.
Já Monik, apresentou a proposta triangular, que consiste em por em prática o tema proposto, a apreciação, ou seja, colocar a criança para pensar e para se olhar e por fim fazer uma reflexão e contextualizar o que foi sugerido.
A apresentação do teatro em sala não pode ser imposta para as crianças. Tem que ser de forma natural. Os professores devem conquistar a confiança, sempre tomando o cuidado para não expor a criança diante dos colegas. Finaliza Matheus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!