DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FERNANDA MONTENEGRO PROTAGONIZA O ESPECIAL DOCE DE MÃE


Ela gosta de samba, cozinha como ninguém, não dispensa o tênis e, do alto de seus 85 anos, Picucha (Fernanda Montenegro) é uma mulher de alma jovem que explora o que há de melhor em cada momento da vida. Foram muitos altos e baixos para criar os quatro filhos, ser avó, ficar viúva... Há 27 anos, mora com Zaida (Mirna Spritzer), amiga, confidente, empregada, companhia, um anjo da guarda com quem divide tudo.

Sua rotina é movida por duas grandes paixões: o samba e a culinária. Picucha não teme a morte. Para explicar esse sentimento a Zaida (Mirna Spritzer), cita Fernando Pessoa: “A morte é uma curva da estrada, morrer é só não ser visto”. Sua maior terapia é a cozinha e, quando alguma curva parece se desenhar no horizonte, só há uma saída para Picucha: panquecas!

É na cozinha que suas mãos fazem mágica e preparam pratos deliciosos. Tem ambrosia, cuca de banana, picadinho Maria Luiza, picadinho ao vinho, bolo malhado, figo recheado com nozes, “cuecas viradas”, mas nada é tão especial quanto as panquecas flambadas. Ah! Essas panquecas flambadas que causam discórdia na família. Disputadas garfo a garfo, são sempre o destaque do Natal.

Em um dia comum, os quatro filhos recebem um misterioso telefonema da mãe. Eles são convocados para um jantar especial em que Picucha servirá suas famosas panquecas flambadas. Silvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Suzana (Mariana Lima), Fernando (Matheus Nachtergaele), a neta Carolina (Elisa Volpatto) e a nora Florinha (Áurea Baptista) seguem para a casa de Picucha. Em clima de festa, com brindes de champanhe, Picucha anuncia o casamento de Zaida e sua imediata mudança para outra cidade. O que era para ser um momento alegre deixa todos em estado de choque.
A partir daí, se desenrola a trama de ‘Doce de Mãe’, uma comédia humanista escrita por Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Miguel da Costa Franco especialmente para Fernanda Montenegro. "Picucha tem uma ótima compreensão da vida. Ela é uma mãe diferente para cada um dos seus filhos e os aceita com sabedoria. Ela tem uma identificação com a vida", define a atriz. O especial, parte da programação de fim de ano da Rede Globo, será exibido no dia 27 de dezembro, após ‘Salve Jorge’.

E agora, quem vai cuidar da mamãe?
Crise. Para os filhos, a mudança de Zaida é um grande problema. Já Picucha encara como uma nova oportunidade. Um momento de liberdade, de finalmente viver sozinha e poder cuidar da sua vida como bem entender. E assim o faz. O dia a dia traz uma infinidade de pequenos afazeres que desafiam sua atenção. Quando não esquece a porta aberta, deixa a chave na fechadura. Sai para fazer compras, e a ambrosia fica no fogo. Seus filhos se preocupam com esses deslizes e tomam uma decisão: Picucha precisará de uma nova empregada.

Após inúmeras tentativas frustradas, Suzana apresenta Lenir (Barbara Borgga). Picucha sente uma empatia imediata pela baiana, que parece ser a empregada perfeita. Ela lhe faz companhia, ouve atentamente as lições de culinária, e as duas dividem uma mesma paixão: o samba. Lenir até ensina alguns passos para a patroa, que, embora gostasse da música, nunca havia se arriscado a dançar. Os filhos ficam contentes com a solução do problema. Até o dia em que Picucha some. Todos saem apreensivos em busca da mãe, procuram até no Instituto Médico Legal, até que a encontram em uma roda de samba na casa da Lenir. Picucha sai da festa direto para o hospital. E o diagnóstico é um porre, daqueles!

Nova crise. Ainda no hospital, eles decidem que a saída é um rodízio entre os filhos. No dia do Silvio, ela assiste a futebol. Com a Suzana, descobre os sites de relacionamento. À neta Carolina ensina alguns dos seus truques culinários. A faxina da casa fica com a filha Elaine. E, com Fernando, ela se diverte: escutam música, cozinham juntos e ele tenta inutilmente esconder sua opção sexual. São tantas atividades que Picucha se sente cansada. Ficar perto dos filhos é bom, mas ela não tem mais liberdade. Agora é hora de pensar nela.

A solução que Picucha encontra é convidar Jesus (Daniel de Oliveira) para morar em sua casa. Ex-aluno prodígio do seu falecido marido, o Fortunato, hoje Jesus é um morador de rua que não tem a quem recorrer. Com a chegada do rapaz, ela espera também acabar com uma de suas maiores preocupações: a solteirice de Suzana.

Finalmente, Picucha sente que conseguiu aproximar a sua família. Com suas atitudes, ela mostra para os filhos alguns importantes valores da vida. Seja na forma como encara os percalços do dia a dia, seja abrindo sua casa para um mendigo. Para ela, a grande sabedoria é aceitar as diferenças. E é na família que se convive com as grandes diferenças.

Jesus vai ajudá-la, também, a resolver outro problema: levar os ossos de Fortunato para perto dos pais, desejo do marido antes de morrer. No caminho para a cidade natal de Fortunato, Picucha relembra o dia em que Zaida foi embora. Tanta coisa aconteceu de lá pra cá. Em uma carta para sua fiel escudeira, conta brevemente os últimos acontecimentos, promete entregar seu caderno de receitas e ainda tem tempo para um último conselho: “Tenha muitos filhos e sua vida será linda”.

O especial foi gravado em Porto Alegre, em setembro deste ano. A decoração do apartamento de Picucha traz um ambiente com muitos objetos, em cada canto um detalhe, uma lembrança, que remete a casas de avós. “Essa decoração não representa uma época definida, mas a história de uma vida”, define Fiapo Barth, diretor de arte. O figurino segue a mesma linha. Picucha é uma senhora ativa, que se veste com blusas de laços e um tênis para ter comodidade e segurança. “Tem muitas senhoras que agora estão usando tênis e nós optamos por esse calçado para Picucha. A Fernanda gostou tanto do modelo que ficou para ela”, conta a figurinista Rosangela Cortinhas.

Com autoria de Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Miguel da Costa Franco, 'Doce de Mãe' é uma coprodução da Rede Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre. O especial tem direção de núcleo de Guel Arraes e direção geral de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e vai ao ar no dia 27 de dezembro, logo após ‘Salve Jorge’.

.

ELENCO-PERSONAGEM

Picucha------------------Fernanda Montenegro
Sílvio--------------------- Marco Ricca
Elaine---------------------Louise Cardoso
Fernando----------------Matheus Nachtergaele
Roberto------------------Evandro Soldatelli
Susana-------------------Mariana Lima
Jesus---------------------Daniel de Oliveira
Zaida---------------------Mirna Spritzer
Carolina-----------------Elisa Volpatto

Fotos no site de imprensa www.redeglobo.com/imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!