DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

sexta-feira, 2 de março de 2012

LOUCO POR ELAS



Louco por elas
“Pense num cara sortudo. Cercado de mulheres por todo lado. É assim que eu vivo. Meu amigo, a minha vida é muito louca”.
Léo (Eduardo Moscovis)
Muitos homens sonham em viver rodeados por mulheres. Mas, o que parece um mar de rosas, pode virar tormento. Assim é a vida de Leonardo Henrique (Eduardo Moscovis), protagonista do seriado ‘Louco por Elas’, que estreia no dia 13 de março/12 na Rede Globo, após ‘Big Brother Brasil 12’. A presença feminina invade a vida de Léo, que vê o mundo através delas, ao passar seus dias cercado por quatro mulheres – e tantas outras – na tentativa de conhecê-las e compreendê-las. A atração tem redação final e direção geral de João Falcão, direção de Flávia Lacerda e Allan Fiterman e direção de núcleo de Guel Arraes. O texto conta com a colaboração de Adriana Falcão, Clarice Falcão, Jo Abdu e Gregório Duvivier.
Para escrever o seriado, João Falcão se inspirou na observação das relações entre homens e mulheres. Atento aos detalhes, dilemas e situações cômicas, optou por retratá-las em diferentes papéis: a romântica, a amiga, a filha, a mãe, a avó, a secretária, a chefe, a aluna, a professora. Entre todas elas, a figura masculina, que quer buscar o seu lugar, num duelo permanente entre o fascínio e a loucura deste convívio. O autor também usou elementos de suas experiências pessoais na concepção do projeto. “Sempre convivi muito com mulheres. As minhas parceiras sempre foram as assistentes, as filhas, as netas. Mulheres de todas as idades”, revela João. 
Léo (Eduardo Moscovis) é técnico de futebol de praia e treina um time feminino adolescente. Apesar de amar o que faz, sempre fica às margens da vitória. Ele mora com a avó Violeta (Glória Menezes) no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e permanece com ela antes, durante e depois do casamento com Giovana (Deborah Secco). A separação aconteceu porque Giovana se cansou da falta de ambição do marido e decidiu investir na carreira, em uma trajetória bem-sucedida. Os dois reconhecem as diferenças e as divergências radicais entre eles, mas ainda caem de amores um pelo outro e, às vezes, deslizam na tarefa de ficarem separados.
Giovana teve uma filha antes do casamento, Bárbara (Luisa Arraes), que é criada por Léo. A adolescente enxerga nele uma figura paterna, porém, provoca o padrasto sempre que possível. Na verdade, os conflitos só escondem uma especial identificação que existe entre eles.
Juntos, Léo e Giovana tiveram Theodora (Laura Barreto), a intelectual da família, que peca na falta de sutileza com os seus comentários. A menina tem muita afinidade com a avó e viaja com a senhora para um mundo lúdico que só existe na mente de Violeta (Glória Menezes). Mas não é certo confundir isso com alguma doença. Violeta usa dessa “loucura não diagnosticada” para conseguir o que deseja, e, muitas vezes, aproximar as pessoas que ama.

Primeiro episódio

Logo no início da trama, Léo descobre que Giovana escreveu um livro inspirado nele: “Como Amar um Cara Bacana sem Parecer uma Megera”. Tudo vai bem até que algo dá errado, pois o chefe da ex-mulher – e seu atual namorado – muda o título da obra para “Como Descascar um Banana sem Parecer uma Megera”. O livro se torna um best-seller e Léo precisa encarar o novo rótulo. A insatisfação do ex-marido (Eduardo Moscovis) com a obra detona uma enorme culpa em Giovana (Deborah Secco), que acaba se recusando a dar entrevistas sobre o livro, inclusive para o programa ‘Mais Você’. Essas e tantas outras situações marcam a vida desse homem que é louco e enlouquecido por elas no seriado de João Falcão.

A Produção

Para desenvolver o projeto cenográfico de ‘Louco por Elas’, o desafio do  produtor de arte Ricardo Cerqueira e da cenógrafa May Martins foi criar uma casa que expressasse a vivência de anos e anos de uma família. A casa, onde moram Léo (Eduardo Moscovis), Violeta (Glória Menezes), Bárbara (Luisa Arraes) e Theodora (Laura Barreto), é inspirada nas construções típicas do bairro de Santa Teresa. O conceito das equipes, definido a partir do texto apresentado por João Falcão, é de um local do começo do século XX, em que Violeta casou, teve sua filha e foi reunindo os novos integrantes da família.
Misturando estilos que vão do despojado a looks modernos e elegantes, o figurino e a caracterização dos personagens traduzem com naturalidade, realismo e sutileza a dose de humor que vem nos textos. “Neste tipo de trabalho, não tem fórmula pronta, e tudo tem de ser reinventado o tempo todo. O desafio é acompanhar o João (Falcão), a Flávia (Lacerda) e o Allan (Fiterman) nesta criação, que só acaba quando grava”, define Helena Araújo, figurinista do seriado, que trabalhou no projeto em parceira com os supervisores de caracterização Lu Moraes e Luiz Camargo.                                   
‘Louco por Elas’ tem na trilha sonora uma atração à parte: a música da abertura especialmente selecionada pela direção e pelo produtor musical Nani Palmeira. Interpretada por Tiago Abravanel, a canção ‘Mamãe Passou Açúcar em Mim’ – de Carlos Imperial e sucesso na voz de Wilson Simonal – representa de forma lúdica e divertida o universo de Léo (Eduardo Moscovis).
O seriado conta também com participações especiais em cada episódio, dentre elas Emanuelle Araújo, Ana Maria Braga, Marília Pera, Debóra Olivieri.

 Cinco perguntas para o diretor-geral e redator final João Falcão

João Falcão retoma o encontro com Guel Arraes em ‘Louco por Elas’. A dupla estreou a parceria em 1995, no programa ‘A Comédia da Vida Privada’. Neste ano, João passou a integrar o time de colaboradores de Guel. Os projetos seguintes foram a adaptação da primeira microssérie da televisão brasileira, ‘O Auto da Compadecida’, a criação dos programas ‘Sexo Frágil’, ‘Papo de Anjo’, ‘Programa Novo’ e o seriado ‘Clandestinos’. No cinema, João roteirizou ‘O Coronel e o Lobisomem’, ‘A Máquina’ e ‘Fica Comigo Esta Noite’, estes dois últimos também dirigidos por ele. 
No teatro, tem entre seus projetos de destaque ‘Uma Noite na Lua’, ‘Quem Tem Medo de Virgínia Woolf’, ‘A Dona da História’, ‘A Máquina’, ‘Clandestinos’ e ‘Ensina-me a Viver’, protagonizado por Glória Menezes.

Como você define o seriado ‘Louco por Elas’?
É uma comédia sobre mulheres, através da ótica masculina. Eu queria algo contemporâneo, que fosse diferente da comédia romântica do casal.  
Qual foi sua inspiração para a criação do seriado?
Minha convivência com elas: a vida ao meu redor, minha observação, a relação com os homens e vice-versa me influenciaram. A partir dessa ótica, comecei a perceber outras relações, que não só a romântica. Sempre tive a vontade de fazer um projeto sobre isso.   
Léo é um homem que vive assoberbado de mulheres e tenta lidar com os diversos conflitos que elas trazem. Como foi criar o personagem e falar dos conflitos vividos por ele?
Quando tratamos da relação entre um homem e diversas mulheres, estamos tratando dos conflitos masculinos diante da força da mulher. Um homem que ama as mulheres deseja ser amado por elas, e agradar uma mulher não é fácil. Agradar várias mulheres ao mesmo tempo é coisa para super-herói! 
Como chegaram a esse elenco principal com tantos nomes de peso?
Eu e Du (Moscovis) tínhamos vontade de trabalhar juntos e quando tive essa ideia achei que o projeto era perfeito para ele. De certa maneira, o personagem foi pensado para ele. Quando comecei a escrever a personagem da Glória (Menezes), perguntei se ela topava, ela aceitou, e fiz a Violeta pensando nela. Estávamos doidos para fazer o trabalho juntos. A personagem da Bárbara quem faz é a Luisa (Arraes), e este é o primeiro papel dela na televisão. Eu vi a Luisa crescer ao meu lado e brincamos muito de teatro juntos, sempre fui fã dela. É um papel muito rico. A Theodora, interpretada por Laura Barreto, é bem surpreendente, capaz de qualquer coisa. E a Laura é uma graça. Eu e a Deborah (Secco) trabalhamos algumas vezes juntos em projetos menores, mas queria trabalhar com ela em algo maior. Quando ela topou participar foi uma grande alegria.
Como é a sua rotina de criação? Como você se divide entre a direção e a autoria do seriado?
A Flávia (Lacerda) está a frente do projeto, o que me dá a oportunidade de criar e me dedicar aos textos. Já trabalhamos juntos em ‘Sexo Frágil’ e ‘Clandestinos’ e estamos juntos mais uma vez nesta parceria. Encontramos um formato de divisão de trabalho que funciona muito bem. Depois, eu e Flávia convidamos o Allan (Fiterman) para participar da direção, que é muito querido e talentoso.

Perfil dos Personagens 
Léo (Eduardo Moscovis) – Técnico de um time de futebol de praia adolescente feminino. É apaixonado por sua profissão e não tem grandes ambições. É charmoso e sedutor sem fazer esforço, o que faz mulheres de todas as idades se sentirem atraídas por ele. Ex-marido de Giovana (Deborah Secco), mora com a avó Violeta (Glória Menezes) e cria a enteada Bárbara (Luisa Arraes) e a filha Theodora (Laura Barreto).  
Giovana (Deborah Secco) – Escritora bem-sucedida de livros sobre relacionamentos, decidiu investir na carreira para conquistar seus sonhos. Se sente culpada por querer coisas que vão além de ser mãe. Apesar de parecer ter certeza de suas escolhas, é cheia de dúvidas e conflitos. Largou Léo (Du Moscovis) por não aguentar mais as diferenças entre eles e sua falta de ambição. O problema é que, apesar de resistir, escorrega e se vê constantemente envolvida com ele. É mãe de Bárbara (Luisa Arraes), filha que teve antes do casamento com Léo, e de Theodora (Laura Barreto), do relacionamento com ele.
 Violeta (Glória Menezes) – Senhora com alma jovial, mente criativa e uma visão de mundo particular. Parece sofrer de alguma doença, mas sua loucura é somente um artifício para dar vida às memórias e aos desejos que tem. Mora com o neto Léo (Du Moscovis), com a bisneta Theodora (Laura Barreto) e com a bisneta emprestada Bárbara (Luisa Arraes). Por ser lúdica, tem uma enorme afinidade com Theodora, que a ajuda com toda sua racionalidade e sabedoria, mesmo sendo uma criança.
Bárbara (Luisa Arraes) – É uma adolescente que muda tanto quanto a lua. Filha de Giovana (Deborah Secco), não conhece o pai biológico e vê Léo (Du Moscovis) como uma figura paterna. Mantém uma relação com ele de amor e ódio, mas os conflitos só escondem uma especial identificação que existe entre eles. É uma das estrelas do time de futebol de praia que Léo treina. 
Theodora (Laura Barreto) – Uma menina que surpreende por sua sagacidade e maturidade. É de longe a pessoa mais inteligente da família. Identifica-se com Violeta (Glória Menezes), com quem tem uma amizade forte e verdadeira, que foge do plano familiar. Theodora constantemente faz Léo (Du Moscovis) e Giovana (Deborah Secco) se questionarem se ela é realmente filha deles.  
Fotos no site de imprensa www.redeglobo.com.br/imprensa
Central Globo de Comunicação
Texto: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!