DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

GLOBO UNIVERSIDADE PROMOVE "SEMINÁRIO SUBÚRBIA: O INDIVÍDUO NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL"


DOURADOS/MS: Uma história de amor e drama social com aspectos econômicos, geográficos, históricos, sociológicos, filosóficos e literários do subúrbio é o enredo da nova série Suburbia, do diretor Luiz Fernando Carvalho e do escritor Paulo Lins. Com o objetivo de ampliar o debate acadêmico e a reflexão multidisciplinar sobre o tema, o Globo Universidade realizou nesta terça, dia 06, o “Seminário Suburbia: o indivíduo na construção do imaginário social”, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, (PUC-Rio). Além da presença de Paulo Lins, roteirista da série, participaram do evento a jornalista da Globonews, Bianca Ramoneda, Karen Worcman, do Museu da Pessoa, e os professores Márcio Piñon de Oliveira da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renato Luiz Pucci da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e Marina Henriques Coutinho da Unirio. O elenco da série também marcou presença.
Foto - Renato Luiz Pucci, da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi , Karen Worcmam - fundadora do Museu da Pessoa, Bianca Ramoneda, jornalista da Globonews e mediadora do debate, Márcio Piñon de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF,  e Marina Henriques Coutinho, professora de Teatro da Unirio.

A diretora de Responsabilidade Social e Relações Públicas da Rede Globo, Beatriz Azeredo, abriu o evento, dando boas - vindas ao público. “É preciso pensar a história do subúrbio e seu legado, além de seu papel na construção das identidades individuais e coletivas.”, disse.

Durante a primeira parte do seminário, o público assistiu ao primeiro capítulo da série que estreou na semana passada na TV Globo. Paulo Lins contou que para a criação de Suburbia, ele e Luiz Fernando Carvalho analisaram as questões religiosas e culturais relacionadas à participação do negro na sociedade atual. “Desde que o samba é samba, a inserção do negro acontece pela cultura. Deveria ser pela educação, mas não é isso que ocorre. Partimos dessa premissa para construir a história de Suburbia’’, explicou.

Em seguida, a discussão foi aberta e os alunos fizeram perguntas sobre violência, racismo, literatura e realidade socioeconômica ao roteirista. Um debate multidisciplinar deu o tom na segunda parte do evento. Os professores Márcio Piñon de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas, Renato Luiz Pucci, da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e pesquisador das séries de Luiz Fernando Carvalho há cinco anos, e Marina Henriques Coutinho, do departamento de Teatro da Unirio, abordaram questões que envolvem as populações que vivem no subúrbio, trazendo à tona a importância das periferias para a construção da sociedade brasileira.

O professor Márcio Piñon de Oliveira, nascido e criado na Penha, zona norte do Rio, comentou sobre a segregação socioespacial da cidade e a origem da palavra subúrbio.  "O subúrbio, na literatura, é algo que está entre o urbano e rural. Ele não é indiferente e nem blasé. Dificilmente você passa por lá sem alguém te cumprimentar”, destaca.

No final do evento, Karen Worcmam, fundadora do Museu da Pessoa, explicou sobre o trabalho desenvolvido para recolher depoimentos dos atores e autores através da parceria entre o Museu da Pessoa, um museu aberto, gratuito e colaborativo, que tem como missão transformar as histórias de vida de todo e qualquer indivíduo em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre as pessoas.  “Para nós, esta parceria foi importante, pois pudemos mostrar o trabalho desenvolvido pela nossa instituição. Queremos ser uma importante fonte de conhecimento e uma forma de produção de memória.”, disse.

O elenco presente também contribuiu para o debate. As atrizes Rosa Marya Colin e Ana Kariny, que interpretam ‘Mãe Bia’ e ‘Bete’ na série, participaram da discussão contando como se sentiram ao darem depoimentos para o Museu da Pessoa.

Na próxima terça, dia 13, o seminário terá uma edição na Universidade de São Paulo (USP). Para participar, basta enviar um e-mail para gu.inscricao@redeglobo.com.br, informando nome e instituição.

Fonte: Central Globo de Comunicação

Mais informações www.redeglobo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!