DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CALABOCA! e grita EM DOURADOS


DOURADOS/MS: A peça teatral “CALABOCA! e grita” uma produção do Núcleo Artístico Jair Damasceno, de Campo Grande, será apresentada neste sábado (17/11), a partir das 20h00 no Teatro Municipal de Dourados com entrada gratuita e classificação recomendada: 14 anos.

O espetaculo faz parte do projeto Circuito Sul-mato-grossense de Teatro 2012 da Fundação de Cultura do MS e conta com apoio da Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Cultura.

DO ESPETÁCULO


“CALABOCA! e grita”, trata-se de um trabalho teatral na linha experimentalista, diferenciando-se em vários aspectos de uma peça teatral convencional.

A apresentação começa alguns minutos antes da entrada do público, que quando entra no espaço cênico, já encontra uma atmosfera que não identifica com precisão e que o coloca em estado de alerta. O espaço cênico, dividido em dois, tem pouquíssima luz e nele apenas se vê alguns vultos e se ouvem ruídos imprecisos até o rompimento do clima através de percussão, ao vivo, que num crescendo provoca a movimentação do CORO, formado por quatro atores.

No outro espaço, surge uma figura feminina (a SOLISTA) que interpreta duas personagens, uma espécie de narradora da personagem na qual ela vai se transformando no decorrer das cenas, personagem essa que culmina com uma espécie de heroína, semelhante às tragédias.

A iluminação é feita apenas por lanternas especiais de led, fixas, de mão e de cabeça. Durante todo o trabalho, CORO e SOLISTA, atuam numa espécie de planos independentes, atmosferas conflitantes, envolvendo o público pela proximidade física.

CALABOCA! e Grita”, fala dos eternos conflitos humanos, de dominação e tentativa de não submissão, versa sobre o feminino e a busca da expressão e autonomia vivenciais. Fala das contradições e opostos e tem como tônicas, o experimentalismo, o processo criativo e participativo baseado na pesquisa de técnicas e autores como Grotowski, Beckett, Cocteau, os estudos sobre as Dramaturgias de Barba, e a pesquisa inicial de Jair Damasceno sobre a Dramaturgia Repercutiva. Abrindo mão de muitas das convenções utilizadas pelo teatro tradicional, sua concepção estética e a exploração de linguagens inovadoras, provocam um contraponto com aqueles padrões, através da pesquisa da sonoridade, da cenografia, iluminação, etc.  

O  elenco conta com ALINE CALIXTO no papel da solista (Esperança) e no CORO, Cauê Morel, João Pedro Xavier, Tauanne Gazozo e Thaís Umar. A percussão ao vivo e operando a luz, Luciana Zlata.

Release/divulgação

SERVICO:
QUANDO: 17 de novembro
ONDE: Teatro Municipal - Dourados
QUANTO: entrada franca
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!