DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

ADVERSIDADE – Iº ENCONTRO SOBRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E PERFORMANCE DO PANTANAL

DA ASSESSORIA/RIPA NA CHULIPA

Piraputanga, distrito de Aquidauana/MS, recebe de 18 a 20 de janeiro o evento, ADVERSIDADE - I Encontro sobre gênero, diversidade sexual e performance, que é uma das ações do projeto “Qual o real da poesia? – medidas performATIVAS” e consiste em desenvolver uma série de ações artístico-pedagógicas que buscarão investigar a linguagem performance no Mato Grosso do Sul.

Para o desenvolvimento dessa linguagem foi escolhido um conteúdo que achamos ser de fundamental importância de discussão e “encenação artística” para o cenário sul-mato-grossense: o machismo/sociedade patriarcal/violência contra a mulher, afirma Lígia Marina.
imagem: internet

Para tais fins esse projeto buscará aliar arte e pedagogia e artista e público através deste Encontro, 9 performances e da oficina “performAÇÃO”. Todas as atividades serão realizadas gratuitamente e serão desenvolvidas em diferentes cidades do Mato Grosso do Sul.

IDEALIZADORA DO PROJETO

Lígia Marina é professora do curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS, artista e pesquisadora cênica e produtora cultural. Recentemente foi contemplada, como artista cênica, pelo “Prêmio Rubens Corrêa de Teatro” (FCMS/MS) para o desenvolvimento do projeto “Qual o real da poesia? – medidas performATIVAS” e como produtora, do grupo musical IUCATAN, pelo Fundo de Investimento à Cultura (FIC/MS – FCMS).
imagem: internet
Foi, também, professora do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (2013-2012) e, dentre outros, atuou como provocadora de encenação do espetáculo teatral de rua “Contos para flores roxas e murchas” da Trupe Arte e Vida (Naviraí/MS) pelo Prêmio FUNARTE Artes na Rua 2012 e ministrou a “Semana Brecht” (2010) e a “II Semana Brecht – teatro e dialética” (2011) no Pontão de Cultura Guaicurus (Campo Grande/MS) através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. 

É pesquisadora das relações entre arte e filosofia dialética materialista na prática artístico-pedagógica e colaboradora da II Trupe de Choque (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!