DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

PIRAQUILOMBO - A HISTÓRIA

POR LÍGIA MARINA

Os baianos da cidade interiorana de Engenho de Água Branca e proximidades chegaram à região do atual distrito da cidade de Aquidauana/MS, chamado Piraputanga, entre a década de 40 e 50 do século passado, atraídos pela construção da Estrada de Ferro e pelo baixo custo das terras. Em 1949 chega um dos últimos grupos de retirantes baianos e com ela vem também Chica Baiana que começa a introduzir na comunidade a “Folia de Reis” e a “Festa do Boi Bumbá”. No entanto a festa ficou adormecida e sem ser realizada durante os anos de 2008 e 2009 por conta de problemas de saúde de Chica Baiana e de problemas financeiros da comunidade. Foi então que em 2010, com recursos mínimos da própria comunidade, o músico Rony Petersom, descendente da comunidade, recebeu de Chica Baiana “o boi”, ou seja, a função de “continuar” e reacender a chama da festa que estava sendo apagada. Durante os anos de 2010 e 2011 Rony Petersom organizou junto à referida comunidade a “Folia de Reis” e a “Festa do Boi” daqueles anos junto à Chica Baiana e também junto a outros músicos regionais do Estado, como Jonas Feliz, Ivan Cruz e Lilian Maira e também junto à artista plástica e musicista sul-mato-grossense Miska Thomé que foi responsável pela decoração da festa e construção do estandarte. Novamente por problemas financeiros e de infra-estrutura a festa não pode ser realizada no ano de 2012.

Imagem: divulgação

Este projeto cultural pretende resgatar e desenvolver uma prática cultural e popular que costumava acontecer no centro da vida social de uma comunidade baiana que imigrou com suas raízes culturais para outro estado brasileiro com também fortes tradições culturais que é o Mato Grosso do Sul com sua cultura pantaneira. Esse “choque” de culturas ou “convivência” de culturas parece nos revelar aspectos importantes da formação social brasileira. Além disso, o modelo de sociedade com modo de produção coletiva fornecido na realização e vivência de folguedos tradicionais populares tais quais a “Folia de Reis” ou a “Festa do Boi Bumbá” parecem estar em extinção no seio das comunidades: manter e realizar anualmente uma festa como essa pode reavivar a possibilidade de que outro tipo de mundo e práticas sociais possam ser construídas.

Uma inovação dessa iniciativa é o fato de ela pretender ser uma plataforma de encontro entre as raízes tradicionais baianas e a cena artística atual sul-mato-grossense na medida em que vários músicos, artistas cênicos e plásticos, com produção atual no Estado, serão, novamente, convidados a participar da “Folia de Reis” e da “Festa do Boi” integralmente, em todos os seus dias de execução.
Imagem: divulgação
Além disso, o resgate e a prática da “Folia de Reis” e da “Festa do Boi”, objeto dessa iniciativa cultural, vislumbra fazer com que a comunidade de Piraputanga (que abriga o vilarejo de Piraputanga, a Furna dos Baianos I e a Furna dos Baianos II) relembre o que eles são, da onde vieram e celebram a possibilidade de estarem juntos ainda. A partir desse espírito de união, a comunidade potencializa-se para juntos lutar para a melhoria de sua qualidade de vida e dos seus direitos humanos básicos.
Esta iniciativa, apesar de ser de cunho memorial com função de resgate do passado intenta também apontar para o futuro ao envolver os jovens e crianças da comunidade que poderão replicar essa experiência em suas vidas e na vida social da comunidade.

Além disso, esta iniciativa prevê a produção de um documentário audiovisual de todo o processo que será exibido gratuitamente em Piraputanga, Campo Grande e também disponibilizado na internet como forma de atingir todos os objetivos até aqui descritos.

FICHA TÉCNICA:

Mestra popular da Folia de Reis e da Festa de Boi Bumbá de Piraputanga: 
Chica Baiana

Produção geral e sambador: 
Rony Petersom

Elaboração de projetos e assistência de produção: 
Lígia Marina

Sambadores: 
Joel, Adão, Carlitos, Wesley Paz, Gleyton Berbet, Ivan Cruz, Lilian Maira, Nattalia Pompeo, Teatro Imaginário Maracangalha e Saulo Conde.

Registro e montagem videográfica: 
Cadu Modesto e Thiago Moraes

Registro e montagem fonográfica: 
Jonas Feliz

Figurinos: 
Lauren Cury


Estandarte, recuperação do boi bumbá e decoração da festa: 
Rony Petersom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!