DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

sábado, 4 de janeiro de 2014

DICAS DE LIVROS ESSENCIAIS PARA O ATOR 03 (parte 01)

Por: Claudio Sorondo

DOURADOS/MS: Olá gente, para esta semana a nossa dica de livros essenciais para o ator veio do Professor Claudio Sorondo, Doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de São José do Rio Preto-SP (1999). Professor Adjunto II da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados.

Sorondo afirma que ele não tem um livro que serve de base para atores e sim, autores, tais como: Lacan, Freud, Foucault, Bakthin, entre outros, “para mim o teatro é "Linguagem". No entanto, cada vez menos as pessoas exercitam suas habilidades de linguagem”, disse ele.

De acordo com o professor, o melhor livro para o ator é praticar constantemente todas as linguagens envolvidas no teatro e não se filiar a vertentes excludentes e que se intitulam de vanguarda ou experimental.  Para ele, muitas são deficientes e frágeis. “Se torna claro essas folhas e deficiências para quem tem muita experiência em artes cênicas”, finaliza Cláudio.

como visto no primeiro parágrafo, são vários autores indicados, então, decidimos dividir em diferentes post. Começaremos com Freud.
Imagem: Internet


Como todos conhecem, ou já ouviram falar, Sigmund Freud, nasceu em Freiberg, na Moravia, atual República Tcheca, no dia 6 de maio de 1856 e faleceu em Londres, em 23 de setembro de 1939, foi um neurologista austríaco e fundador da Psicanálise.

Desde cedo Freud demonstrou certa obsessão pela sexualidade, o que se percebe na sua primeira pesquisa publicada, um estudo sobre órgãos sexuais de enguias - "Observações sobre a configuração e estrutura fina dos órgãos lobados das enguias descritos como testículos" -, trabalho realizado no Laboratório de Zoologia Marinha de Trieste, em 1876, viés que marcaria suas preocupações na teoria psicanalítica por ele criada posteriormente.

Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre. Estes elementos tornaram-se bases da Psicanálise.

Freud, além de ter sido um grande cientista, foi também escritor (Prêmio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a ideia de que somos movidos pelo inconsciente.
Imagem: soebooks


AS PRINCIPAIS OBRAS DE FREUD

  1. Estudos sobre a Histeria (1895);
  2. A Interpretação dos Sonhos (1899);
  3. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905);
  4. O Inconsciente (1915);
  5. Introdução à Psicanálise (1916-1917);
  6. Psicologia das Massas e Análise do Ego (1923);
  7. Psicanálise e Teoria da Libido (1923);
  8. Neurose e Psicose (1924).
  9. Em 1905 aparece o seu estudo mais controverso, no qual Freud apresenta a teoria que afirma que a repressão da sexualidade infantil está na origem de neuroses em adulto (de que o complexo de Édipo é um exemplo). Formulou os conceitos de «id», «ego» e «superego». As suas teorias levaram a uma maior aproximação ao tema da sexualidade. A partir dele, os comportamentos antissociais são compreendidos como um resultado, em muitos casos, de forças inconscientes.
Aqui você encontra as obras completas de Sigmundo Freud, em 23 volumes.  Detalhe, totalmente de graça. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!