DIREITOS AUTORAIS

Algumas imagens que aparecem no blog são retiradas de sites externos. Se você possui os direitos de alguma dela e não quer que apareça neste blog, favor entre em contato, que prontamente será retirada. (Brena Braz)

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

DISTRITO DE PIRATUTANGA SERÁ PALCO DE AÇÃO CULTURAL NOS PRIMEIROS DIAS DE 2014

No mês de janeiro, o distrito de Piraputanga em Aquidauana, distante 139 da capital Campo Grande, será palco de manifestações culturais diversas.


DOURADOS/MS: No mês de janeiro, Piraputanga será o centro de manifestações artísticas, nos dias 03 a 06 haverá o PIRAQUILOMBO: "Folia de Reis" e "Festa do Boi Bumbá" de Chica Baiana contemplado pelos Prêmios: "Microprojetos do Pantanal" da FUNARTE e "Culturas Populares - Edição Mazzaroppi" do Ministério da Cultura e de 18 a 20 de janeiro I Encontro sobre gênero, diversidade sexual e performance do Pantanal. A ação faz parte do projeto "Qual o real da poesia?" - medidas performATIVAS contemplado pelo Prêmio Rubens Corrêa de Teatro/2013 da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul.

Imagem: Divulgação
O evento é uma organização da Ripa na Chulipa Produções, formada pelos artistas Rony Petersom e Lígia Marina, que pretendem apoiar o resgate e a prática de uma manifestação folclórica e tradicional desenvolvida no distrito de Piraputanga da cidade de Aquidauana/MS.

O objetivo da ação é colaborar com a manutenção desses dois “folguedos populares”, além de ajudar na transmissão de geração a geração, através de ações executadas pelo artista e pesquisador musical Rony Petersom.

De acordo com o Petersom, a ideia é dar suporte financeiro para a realização dos folguedos, integrar a Comunidade Tradicional Quilombola de Piraputanga com artistas de atuação em vários segmentos artísticos no Estado do Mato Grosso do Sul, e fazer um resgate através de documentação audiovisual dos folguedos com captação e edição de imagens (foto e vídeo) dos preparativos e da execução dos mesmos além de entrevistas com os antigos e novos participantes dessas manifestações populares.

Todo material capitado será exibido no final do evento, “iremos fazer a exibição do material multimídia produzido na Associação Negra e Rural Quilombola da Furna dos Baianos (Piraputanga) como ação de encerramento do projeto”, diz Ligia.

Imagem: Divulgação

PROGRAMAÇÃO - (03 a 06 de janeiro de 2014)

Ponto de Encontro: Pousada Central de Piraputanga (Avenida Getúlio Vargas, 290)

03 e 04/01/2014 
16h-19h - ensaio musical com todos os interessados - aprendizagem e desenvolvimento dos cantos, pontos e ladainhas.

04/01/2014
19h Folia de Reis - caminhada pelo vilarejo de Piraputanga

05/01/2014
6h - caminhada pela Furna dos Baianos I e II

06/01/204 
19h – “Festa do Boi Bumbá"

Mais informações pelos telefones: 
(67) 9260-4224 
(67) 8195-4123
(67) 9151-5248

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é exclusivo para troca de ideias e só você é o responsável pelos comentários postados!